Marcelo Oliveira
Na manhã desta sexta-feira (24), o desmoronamento de um barranco na Rua Vereador Antônio Dias, no Bairro Campestre do Menino Deus, preocupou os moradores da região e motoristas que trafegavam pelo local. A Defesa Civil foi acionada para coordenar a situação, juntamente do Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A neblina estava intensa no local e o trânsito ficou em meia pista.
Foram retiradas três árvores que ofereciam risco para a via, já que aumentavam as chances de um novo acidente. Outras quatro árvores foram podadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Para a limpeza do local, a prefeitura enviou uma retroescavadeira e uma caçamba de grande porte.
Leia também:
Apenas 11 das 31 paradas de ônibus da Faixa Nova de Camobi possuem abrigo para os usuários do transporte coletivoPrefeitura de Santa Maria já aplicou um total de R$ 3,8 milhões em multas à CorsanApenas duas, das quatro escolas cívico-militares prometidas para a Região Central, estão em funcionamento
Não é a primeira vez que isso acontece na região do Bairro Menino Deus. Em 2015, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) teve parte de sua estrutura destruída por conta de um deslizamento.
Em entrevista à Rádio CDN, o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, explica que o problema é esperado, já que é comum ocorrer esse fenômeno natural em áreas compostas por montanhas. Além disso, o grande volume de chuvas em Santa Maria nesta última semana colaborou para a umidade do terreno.
– Também temos uma declividade muito acentuada no local, o terreno é arenoso e a vegetação não é adequada, o que favorece o deslizamento. A partir disso, estamos trabalhando em um projeto com outros órgãos do município para fazer um esquema de contenção para o local – afirma Lemos.
A partir disso, foi realizada vistoria em cima do barranco, com o objetivo de encontrar trincas ou rachaduras, mas nada foi encontrado. As residências localizadas perto não foram afetadas pelo evento.
A Defesa Civil segue monitorando a situação, e a partir de agora, foca no plano de contenção para que esse tipo de evento não aconteça novamente. O trânsito foi normalizado às 14h30min.
Para qualquer situação de risco, os moradores de Santa Maria devem entrar em contato através dos telefones:
Defesa Civil: (55) 3222- 5192WhatsApp: (55) 9 91107940Ciosp: 153
Vitória Parise, [email protected]
Leia todas as notícias